Gestão de riscos avança no ambiente corporativo

O cenário complexo e desafiador, tanto econômico quanto de negócios, tem motivado as empresas do País a buscarem fortalecer seus diversos aspectos de Governança, com maior foco na gestão de riscos. Com base em pesquisas recentes, oito em cada dez participantes pontuaram ter um interesse maior pelo desenvolvimento e pela transformação do processo de gestão de riscos.

“A alta administração das empresas tem procurado conhecer melhor e monitorar mais de perto os riscos empresariais, respondendo às mudanças e incertezas do ambiente de negócios. Este resultado expressa um desejo das empresas de transformarem o processo de gestão de riscos, considerando desafios regulatórios, comerciais e de transparência e as elevadas expectativas de seus públicos de interesse”, declara Ronaldo Fragoso, sócio-líder da área de RiskAdvisory da Deloitte no Brasil.

O executivo explica que as pesquisas reforçam o conceito de que processos estruturados para a gestão de riscos são fundamentais para assegurar a conformidade das empresas diante de um momento complexo. “Mais do que isso: contribuem de forma efetiva para o propósito, o crescimento sustentável e a perenidade das organizações”.

AVANÇO DO COMPLIANCE

As pesquisas apontam que as organizações têm se preocupado em estruturar uma prática dedicada ao Compliance para lidar com os desafios de regulamentação e conformidade, possivelmente como reação aos casos recentes de investigação a supostas iniciativas de corrupção tornadas públicas.

No levantamento, 77% dos respondentes disseram que as empresas que representam possuem uma área dedicada a Compliance. Apesar disso, apenas pouco mais da metade (51%) analisa que suas corporações se consideram organizadas para a gestão estratégica de riscos.

“Esse resultado indica que há um desafio importante para as empresas, que precisam incorporar estruturas organizadas e definidas para a gestão de riscos empresariais, com o objetivo de evitar exposição a ameaças pela falta de preparo nessa área”, explica Fragoso.

 

Fontes:

Avalie este artigo: 1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas 3 

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

X