A função da auditoria interna na automação inteligente

“A auditoria interna deve ajudar a identificar oportunidades de incorporar atividades de controle viabilizadas às iniciativas de automação inteligente.”

A automação inteligente, conhecida também como “força de trabalho digital”, foi, um dia, apenas uma ideia intrigante. Contudo, hoje, ela é quase uma realidade em muitas organizações. Hoje, basicamente todos os setores de negócios estão investindo em tecnologias avançadas, como Big Data, análise preditiva, automação robótica de processo, sistemas cognitivos, processamento em linguagem natural, aprendizado de máquina e inteligência artificial para automatizar o trabalho do conhecimento.

 Vários fatores estão convergindo para estimular uma rápida adoção da automação inteligente.

Em primeiro lugar, o custo da tecnologia, mesmo à medida que ela se torna mais potente e avançada, está mais acessível. Em segundo lugar, as organizações, atualmente, são capazes de integrar as aplicações de automação inteligente de forma mais eficiente dentro das infraestruturas de processos e tecnologias existentes, aumentando a velocidade da implementação desses tipos de soluções.

As novas formas de tecnologias disruptivas que compõem a automação inteligente são de muitos tipos diferentes, mas, juntas, elas oferecem uma plataforma surpreendentemente eficiente, por meio da qual é possível automatizar tarefas e expandir o conhecimento — e que é, em grande parte, independente do crescimento da força de trabalho.

A automação inteligente está começando a causar um efeito definido nos processos de front, middle e back office em uma ampla gama de unidades de negócios, com a maioria das organizações nas etapas de exploração e piloto e as organizações líderes passando para a etapa de implementação em escala.

As inovações da automação inteligente de hoje possuem potencial de transformação para aumentar a velocidade, a eficiência operacional, a relação custo-benefício, o controle e a precisão das atividades empresariais diárias, bem como para delegar poder de decisão e autonomia a profissionais humanos qualificados para que estes gerem insights mais impactantes, permitindo, assim, que decisões mais inteligentes sejam tomadas com maior rapidez.

Em um ambiente de negócios que se transforma em um ritmo mais acelerado do que nunca, os auditores internos desempenham uma função cada vez mais importante.

Com grandes incertezas decorrentes de um ataque de forças disruptivas, a área de auditoria interna precisa acompanhar o ritmo das mudanças para ajudar a organização a entender e gerenciar os riscos associados, alcançar os resultados esperados da automação e continuar a inovar para agregar valor. As principais oportunidades para a auditoria interna no âmbito das iniciativas de automação inteligente incluem:

  •  Integrar as considerações de governança, riscos e controles durante todo o ciclo de vida do programa de automação enquanto a organização estabelece e implementa seu programa;
  • Auxiliar a organização a identificar oportunidades de incorporar atividades de controle viabilizadas por automação dentro dos processos e das áreas de negócios impactados;
  •  Capitalizar inovações de automação inteligente para aumentar a eficiência e a eficácia de suas próprias atividades.

FONTE:

Avalie este artigo: 1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas 11 

Você pode gostar...

X