Auditoria Interna e Cultura

“A auditoria interna desempenha um papel vital na gestão de riscos de uma cultura”

A cultura de uma organização desempenha um papel importante nos negócios , na reputação de desempenho e no mercado. É importante ressaltar que a cultura também pode criar risco para a empresa se houver desalinhamento entre os valores e as ações dos líderes que moldarem sua estrutura.

O Conselho entende que a cultura organizacional sempre continuará sendo um trabalho em progresso.

O centro das atenções muitas vezes brilha em questões de risco cultural somente após crise ou incidente organizacional, mas um número crescente de líderes estão mudando para uma abordagem proativa transformando a cultura em um facilitador de valor e impulsionador de desempenho organizacional. Tal abordagem requer maior percepção orientada por dados da organização, melhor compreensão, engajamento e comportamento dos funcionários, procurando sinais de mercado para superar problemas de risco e direcionar ações.

Considerada a terceira linha de defesa, a auditoria interna desempenha um papel vital na gestão de riscos de uma cultura, fornecendo garantia, conselhos e validando atividades de mitigação.

A cultura de auditoria é uma questão de desenvolver uma compreensão de como as pessoas realizam seu trabalho abordando o gerenciamento de riscos.

A Auditoria Interna deve envolver-se em esforços de gerenciamento de riscos da cultura organizacional fornecendo garantia e aconselhamento sobre cultura conforme apropriado, validando tais atividades. É possível realizar avaliações das atividades de gestão de risco juntamente com cultura da organização, fornecendo recomendações à gestão e executando procedimentos adicionais. Para fazer isso, é necessário considerar aspectos da cultura ao longo do ciclo de implementação da auditoria.

Uma cultura de avaliação de risco pode fornecer insights e direcionar o trabalho da auditoria para a área que mais importa. Tal avaliação pode incluir uma série de atividades, como entrevistas confidenciais, grupos de foco e analítica de dados voltada para a descoberta onde os controles estão funcionando bem, causando frustração ou não ao entregar os resultados pretendidos.

FONTE:

Avalie este artigo: 1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas 6 

Você pode gostar...

X