A importância da Cultura Empresarial

Muitas empresas de renome têm a sua própria cultura empresarial que também pode servir de modelo para empresários

A chamada Cultura Empresarial (que também pode ser denominada de Cultura Organizacional), refere-se à gestão interna de funcionários, missão corporativa, valores empresariais e imagem que é lançada ao exterior. Elementos estes que atuam criando uma identidade ou personalidade da própria empresa.

A importância da criação e gestão de uma cultura empresarial começa no momento em que se reconhece que existem mais variáveis além do salário, a servirem como efeitos de produtividade junto dos trabalhadores. Em alguns momentos a Cultura Empresarial  é inerente ao próprio funcionamento da empresa e poderá criar indicadores internos para que se possam melhorar os processos de comunicação e gestão.

Muitas empresas de renome têm a sua própria cultura empresarial que também pode servir de modelo para empresários. É o exemplo da Google, que promove um dress code casual e divertimentos para a equipe; ou a Apple onde existem prêmios de desempenho  aos colaboradores.

No entanto é preciso ter em conta que são vários os fatores a contribuírem para a criação de uma identidade

Liderança e Cultura Empresarial

Uma das características mais importantes da Cultura Empresarial é, sem dúvida, a capacidade de liderança dos gestores. Quando existe a necessidade de uma mudança sobre uma determinada equipe, ela deve partir de cima. O líder deverá ter como prática a gestão de uma boa comunicação, assim como uma atitude edificante com os funcionários. Na solução de diversos problemas de uma empresa,  é preciso uma atenção especial à definição de valores e missão da própria organização.

É necessário, para integração dos trabalhadores uma ideia coletiva que lhes permita retirarem outros benefícios pessoais a partir do seu trabalho, muito para além do ganho de um salário ao final do mês.

Inspiração Individual e Coletiva

É de extrema importância, no seio de uma cultura empresarial, a gestão das ambições pessoais, assim como as coletivas. Para quem está a fazer a coordenação dos funcionários é necessário entender as expectativas individuais para que elas possam ser levadas em consideração e sejam convertidas em produtividade no seu todo.

Neste sentido é preciso saber ouvir, para que se encontrem os obstáculos que estão impedindo um determinado indivíduo de atingir os seus próprios resultados. O desenvolvimento profissional de um estará diretamente relacionado com o avanço da equipe.

A cultura empresarial pode assim ser uma ponte entre as pessoas e a organização da empresa, traçando modos de estar  que irão refletir boas práticas de comunicação e ação.  O reconhecimento dos funcionários pelo seu trabalho, por exemplo, é um dos itens de cultura empresarial que ajudam no progresso da empresa.

Comportamentos Corporativos Positivos

Existem uma série de ações que uma empresa precisa de efetuar para ter uma boa cultura empresarial. Entre elas estão a transparência em relação aos resultados e propósitos da empresa. É necessário manter os trabalhadores comprometidos com as metas e para isso nada melhor do que envolvê-los diretamente com os desafios que lhes são propostos.

Desta forma irá promover o respeito e a boa comunicação.

No decorrer de uma boa cultura empresarial é também necessário cumprir as promessas que se fazem, mantendo-se um bom sentimento entre a equipe. Para que a mudança, através da cultura empresarial, seja realmente implementada é essencial perceber um pouco da essência humana: entender que antes de funcionários existem pessoas. O apoio realizado neste sentido será também a chave do sucesso.

FONTE: 

Avalie este artigo: 1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas 5 

Você pode gostar...

X