Os desafios da cultura organizacional

“É preciso identificar se a cultura presente na organização é positiva ou tóxica”

A cultura organizacional é um fator de vantagem competitiva ou de desvantagem. Se a lucratividade é uma responsabilidade do Conselho de Administração, garantir a melhor cultura organizacional possível é uma questão para cada gerente.

Por certo devemos entender que não basta somente focar naquela que é justa aos colaboradores, é necessário também observar aquela que irá impulsionar o desempenho coletivo, tornando-os pessoas melhores e, portanto, promovendo uma empresa melhor.

Quando nos concentramos proativamente na cultura, fazemos isso de uma das duas perspectivas.

Por um lado, a organização se esforça para construir uma que ajude a atingir seus objetivos estratégicos, por exemplo, uma cultura de inovação. Ou, por outro, a organização valoriza os riscos potenciais que podem afetar o cumprimento de seus objetivos e se concentra na implementação de processos e controles que restringem essa cultura prejudicial.

É preciso identificar se a cultura presente na organização é positiva ou tóxica. Os membros do Conselho devem ter a capacidade de reconhecer os indicadores que colocam em risco funcionários, clientes, fornecedores e parceiros.

Existem muitos indicadores que podem ser analisados periodicamente na reunião para entender melhor a cultura inserida na empresa. São eles:

  • Estatísticas de desempenho: mudanças abruptas ou inesperadas nas vendas, cancelamentos de produtos ou serviços, por exemplo;
  • Altas taxas de rotatividade de funcionários;
  • Clima organizacional;
  • Avaliações de consultores internos ou externos que trabalham em diferentes áreas da empresa;
  • Avaliações de desempenho que incorporam mais pessoas do que o chefe e incluem feedback verbal;
  • Pesquisa para medir a satisfação do cliente.

Um comitê do Conselho pode ser o órgão mais apropriado para a avaliação periódica dessas estatísticas. Esse mesmo comitê pode trabalhar com a área de recursos humanos para verificar se a remuneração atende aos objetivos e cumprimento de projetos definidos na estratégia. Quando essas medidas são realizadas, coisas boas acontecem nas organizações, para todos!

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