Capital Fechado

Uma empresa que tem o seu capital fechado é uma empresa de sociedade anônima, ou seja, as suas ações estão divididas quase sempre entre poucos acionistas. Se alguém deseja comprar ações de uma empresa de capital fechado deverá ir atrás de um dos acionistas (pessoa física) e convencê-lo a lhe vender.

No caso desse acionista aceitar a proposta será necessário que realize uma escrituração de transferência de propriedade de suas ações para o comprador no livro de ações da empresa. A principal diferença entre empresas de capital aberto e fechado é que as segundas não têm as suas ações vendidas na bolsa de valores ou num mercado de balcão enquanto as primeiras sim.

As empresas de capital fechado não precisam divulgar os balanços contábeis.

Uma empresa de capital fechado pode se tornar uma empresa de capital aberto e vice-versa. Essa decisão depende entre outros fatores do que parece mais interessante para a companhia. Quais os rumos que o negócio deseja seguir e se é interessante comercializar as suas ações na bolsa de valores ou não.

Algumas empresas abrem o seu capital na bolsa, mas ainda assim mantém o controle centralizado nas mãos de poucos acionistas que detém a maior parte das ações. Dessa forma, mesmo que a empresa venha a abrir o seu capital não precisa passar por muitas mudanças de gestão

Fonte:

Avalie este artigo: 1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas  

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

X