Cultura Organizacional

A cultura organizacional começou a ser tratada de forma mais abrangente na década de 80 assim surge o conceito de Cultura Organizacional na tentativa de ampliar o conhecimento sobre o funcionamento das organizações. Esse conceito é geralmente tratado pelos seus elementos, como valores, crenças, histórias, mitos e condutas pessoais. A dificuldade do estudo desse tema está principalmente no fato de que esses elementos estão intimamente ligados à questão da construção do dia-a-dia, pois a cultura de uma organização é algo não apenas ligado à determinação dos objetivos organizacionais por parte da alta direção, mas pelos costumes e personalidade do grupo que nela trabalha (WOOD JR., 1992).

Segundo Wood Júnior (1992), o súbito interesse pelo tema, a partir da década, pode ser explicado pelo fato de os administradores após uma sucessão de mudanças, não terem o resultado esperado. Por isso viam a necessidade de mudar os valores comuns, os símbolos e as crenças do grupo para que os resultados fossem positivos, ou seja, entrar no carne da cultura de sua organização.

Os teóricos da época observavam que estudar só a estrutura da organização, não era o bastante para fornecer os efeitos desejados, por isso passaram a adotar os elementos culturais da organização para dar início a um processo de mudança organizacional.

A cultura organizacional para membros pertencente a uma organização, trata de verdades que não se discutem, que são assimiladas pelos representantes organizacionais e repassadas pelos membros através de mitos, estórias (interpretadas por figuras de herói), e estas por sua vez garantem a previsibilidade de comportamentos. E segundo os autores cabe ao gerente o papel da bricolagem, ou seja, o papel de assimilar as diferentes interpretações que seus membros fazem da realidade e aglutinadas em uma visão comum retransmitindo-as na forma de símbolos, valores e normas aos membros.

 

FONTE: Administradores

Avalie este artigo: 1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas  

Você pode gostar...

X