LTDA

LTDA, ao contrário do que muitos pensam, é uma abreviação e não uma sigla.  Por não ser uma sigla, LTDA pode aparecer em letras minúsculas, porém, o mais comum, é estar grafada em letras maiúsculas, semelhante a uma sigla.

O significado de LTDA é relacionado à natureza jurídica de uma empresa e quer dizer: limitada. A abreviação diz respeito a uma espécie de sociedade empresarial limitada, oposta a empresas do tipo SA (Sociedade Anônima).

LTDA significado

As empresas do tipo LTDA   podem ser chamadas de empresas de responsabilidade limitada de empresas de sociedade limitada ou de empresas de sociedade por quotas.

Nas empresas deste tipo, o capital está dividido por quotas e cada sócio possui uma “parte” (quota) da empresa, monetariamente.

O nível de participação de um sócio na vida da empresa é proporcional à porcentagem de quota da empresa que este tem, ou seja, quanto maior a quota, maior sua influência. Aquele sócio que tem a maior quota da empresa é chamado de Sócio Majoritário. Em relação a ele, todos os outros são Sócios Minoritários.

Em empresas que são definidas como do tipo LTDA, os sócios não podem ser responsabilizados por prejuízos que sejam frutos da atividade da empresa além de suas participações (quotas) iniciais, não perdendo mais dinheiro do que foi investido.

Desta forma, o patrimônio pessoal dos sócios fica protegido em casos de falência ou do fim da sociedade por qualquer mecanismo jurídico.

Fontes: 

 

Avalie este artigo: 1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas  

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

X