Macroeconomia e Microeconomia

Macroeconomia é uma área de estudo das Ciências Econômicas, responsável por analisar fatores do sistema econômico de determinada região ou país.

A análise feita pela macroeconomia é global, desconsiderado as particularidades ou os comportamentos individuais. O prefixo grego macro é relativo a tudo o que é grande, largo e amplo.

Os principais objetivos dos estudos macroeconômicos são: o desenvolvimento do crescimento econômico, a geração de empregos, a redução da inflação, a construção de um comércio internacional vantajoso e a estabilização dos preços.

Entre os pontos que são estudados pela macroeconomia está a renda e produtos produzidos por um território (Produto Interno Bruto – PIB), assim como os níveis de preços, emprego e desemprego, a taxa de câmbio e juros, a moeda, entre outros fatores.

Saiba mais sobre o significado de PIB.

A estrutura macroeconômica é divida em cinco principais partes:

  • Mercado de Bens e Serviços: determina o nível de produção e preços da região analisada;
  • Mercado de Trabalho: determina a taxa de salários e o nível de emprego;
  • Mercado Monetário: estuda o valor da moeda e a taxa de juros, a partir da oferta da mesma pelo Banco Central;
  • Mercado de Títulos: estudo dos agentes econômicos com maior e menor gasto em relação a renda final;
  • Mercado de Divisas: relativo ao volume de importações e a saída de capital financeiro;

O conceito da macroeconomia surgiu e começou a ser discutido a partir do começo da década de 1930. Este estudo foi se desenvolveu a partir da Grande Depressão de 1929.

O economista britânico John Maynard Keynes é considerado o primeiro grande autor sobre a macroeconomia, destacando-se pelo livro “Teoria Geral do Emprego, do Juro e da Moeda”, publicado em 1936.

Macroeconomia e Microeconomia

A macroeconomia estuda os valores econômicos de uma sociedade ou grande grupo, não considerando as particularidades dos seus membros, mas sim todos como uma unicidade.

Já a microeconomia (ou Teoria dos Preços) é o estudo do comportamento econômico individual e particular, como dos trabalhadores, empresas e famílias, por exemplo.

Diferenças entre Macroeconomia e Microeconomia

Tabela: diferença de macroeconomia e microeconomia

 

 

 

 

 

 

 

 

Fontes: 

Avalie este artigo: 1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas  

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

X