Shareholder

Shareholder é uma palavra em inglês bastante comum no contexto empresarial, que em português significa acionista, ou seja, é uma pessoa que possui pelo menos uma ação de uma organização ou empresa.

Os acionistas (shareholders) podem obter algum lucro se a empresa tem algum sucesso no mercado. Apesar disso, o oposto também pode acontecer, as ações podem desvalorizar, fazendo com o acionista perca dinheiro se a empresa tem maus resultados.

Um shareholder ou stockholder, também faz parte do grupo conhecido como stakeholders (alguém que tem um interesse direto ou indireto na empresa).

A palavra shareholder é composta pela junção de share (que em inglês significa ação de uma empresa) e holder (aquele que possui ou segura alguma coisa), ou seja, significa alguém que possui ou detém ações da tal empresa.

Um acionista possui alguns direitos dentro da empresa. Ele tem o direito de:

  • vender as ações que possui;
  • votar nos administradores indicados pela diretoria;
  • nomear administradores (o que nem sempre acontece, devido à proteção das minorias);
  • receber dividendos (quando eles são declarados);
  • comprar novas ações que são emitidas pela empresa;
  • receber ativos que existam depois de uma liquidação;
  • inspecionar os registros da empresa;
  • processar a empresa por erros da administração.

Os acionistas podem pertencer ao mercado primário ou secundário. Os acionistas do mercado primário injetam capital nas empresas, enquanto os acionistas do mercado secundário não investem capital diretamente na empresa. Os acionistas “secundários” não são pessoalmente responsáveis pelas dívidas da empresa, não têm outras obrigações, e não desempenham funções importantes na gestão da empresa. Quem faz isso é o conselho administrativo. Apesar disso, os acionistas podem votar em assuntos corporativos, como na eleição do conselho de administração ou em propostas de fusão com outras empresas.

Shareholder value

O conceito de shareholder value, ou “valor do acionista”, ficou muito popular nos anos 80, e consiste em uma medida do êxito de uma empresa, ou seja, é a medida em que beneficia os acionistas. O shareholder value inclui as medidas estratégicas que são tomadas para aumentar a eficiência da empresa.

 

Fontes:

Avalie este artigo: 1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas  

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

X