Os benefícios da Cultura Organizacional

“O entendimento da cultura organizacional da empresa começa com o estabelecimento de objetivos claros em todos os níveis hierárquicos.”

Pensar em estratégia faz parte da rotina de qualquer negócio. As empresas normalmente espelham o processo no orçamento anual e orientam a liderança por meio de um sistema de metas para cumpri-lo. Neste contexto, ninguém faz referência a essa dinâmica de gestão como se fosse uma novidade, então, por que a Cultura Organizacional não é também objeto de atenção?

As empresas podem contar com a cultura como uma das principais alavancas disponíveis em sua interminável busca para manter a viabilidade e a eficácia organizacionais. No entanto, essa é uma alavanca mais esquiva, porque boa parte dela está ancorada em comportamentos, modos de pensar e padrões sociais tácitos. Infelizmente, líderes empenhados em criar organizações de alto desempenho — mas pouco interessados pela cultura — são bem mais comuns do que imaginamos. Na verdade, muitos deixam que ela siga fora de controle ou a relegam para o departamento de RH, onde se torna uma preocupação secundária para a empresa.

Os líderes podem traçar planos cuidadosos e detalhados de estratégia e execução, mas como não entendem o poder e a dinâmica da cultura, seus planos descarrilam.

Assim como acontece com um país, as empresas também possuem um sistema de crenças e valores, hábitos, rotinas, diretrizes éticas, morais e orientações quanto às políticas externa e interna. O conjunto de todos esses valores e sistemas é chamado de cultura organizacional.

A Cultura Organizacional rege todas as dinâmicas da empresa, desde a forma como os colaboradores interagem entre si até tomadas de decisão em relação ao mercado em que atua.

Quando observamos por esse prisma, não é difícil entender sua importância para o desenvolvimento de uma empresa: é ela que vai ditar não apenas os objetivos gerais a serem perseguidos, mas também a forma como se vai persegui-los. É importante entender que toda empresa tem uma Cultura Organizacional. Afinal, onde quer que haja pessoas interagindo, haverá o desenvolvimento de um sistema de valores. Entretanto, muitos gestores não se dedicam à construção de uma cultura saudável, deixando que ela se forme espontaneamente. Ao fazer isso, o gestor assume um risco grave: o de deixar que uma cultura nociva tome conta da estrutura da sua empresa.

Os benefícios da Cultura Organizacional

Separar um tempo para planejar e implementar iniciativas rumo a uma Cultura Organizacional é essencial e considerado um investimento necessário. Portanto, desenvolver uma boa cultura organizacional não é um projeto e sim um processo diário, intencional ou não.  Conheça alguns benefícios que ela pode trazer para o ambiente corporativo:

Capacidade de inovação e de tomada de riscos

Uma equipe que é sempre orientada a tomar atitudes conservadoras, quando exposta aos movimentos do mercado, perderá excelentes oportunidades e não procurará ter idéias originais. Por outro lado, em uma organização onde as pessoas são incentivadas a correr riscos e amplamente reconhecidas quando têm atitudes inovadoras, cria-se uma cultura de inovação e criatividade e um forte desejo de estar à frente do mercado, criando tendências em vez de segui-las.

Foco orientado ao resultado

Para alcançar a excelência, é fundamental que uma empresa tenha processos bem definidos e estruturados, os quais devem ser seguidos à risca. Entretanto, as pessoas podem muito facilmente centralizar o foco da sua atenção no processo e não nos resultados que ele deveria gerar.

O produto disso é uma cultura organizacional centrada em processos formais, incapaz de enxergar o quadro maior e reconhecer quando determinado modus operandi já não dá conta das necessidades e metas presentes.

Foco no capital humano

O maior ativo das empresas são as pessoas. Por isso, em uma empresa com uma cultura saudável, o foco no resultado que cada indivíduo deve ter é balanceado por um sentido profundo de respeito, colaboração e valorização das opiniões pessoais.

Trabalho em equipe organizado

Em empresas com uma cultura hostil, é comum vermos as equipes disputando entre si de forma contraproducente, em uma dinâmica que apenas retarda o crescimento da organização como um todo. Com uma cultura interna bem construída, as equipes desenvolvem um senso natural de cooperação, trocando informações e insights valiosos a partir da percepção de que todos podem ganhar juntos.

O desenvolvimento de uma Cultura Organizacional

Investir em uma cultura saudável traz diversos benefícios para as equipes, como ganhos na produtividade e um maior impacto no mercado. O entendimento da cultura organizacional da empresa começa com o estabelecimento de objetivos claros em todos os níveis hierárquicos.

Desenvolvimento da equipe

O desenvolvimento dos profissionais deve ser parte fundamental da cultura da sua empresa. Se eles são seu ativo mais valiosos, você deve, naturalmente, cuidar para que esse ativo cresça e renda cada vez mais.

Esse processo de desenvolvimento deve ser encarado sob vários ângulos, empregando diferentes ferramentas, desde processos de feedforward e feedback e orientação de carreira até investimentos em saúde mental e bem-estar no ambiente de trabalho.

Investimento no recrutamento

Toda empresa deseja ter em seu time os melhores profissionais do mercado, aqueles que trarão inovação e competitividade e colocarão sua marca em uma posição de destaque. A melhor forma de garantir que as pessoas certas estarão com você é ter critérios de seleção e recrutamento bem alinhados com sua cultura organizacional, e não apenas focados em um currículo extenso. Muitas vezes, profissionais com um currículo mais tímido mas com valores sintonizados com aqueles que a empresa prega se mostram ativos valiosos, desenvolvendo não só suas potencialidades individuais, mas contribuindo imensamente com suas equipes.

Por outro lado, pessoas com muita bagagem técnica mas perfil pouco alinhado com o da empresa são mais propensas a gerarem conflitos no ambiente de trabalho, além de permanecerem pouco tempo. Cada vez mais as empresas estão se atentando para a importância da Cultura Organizacional e os impactos que ela tem no crescimento a médio e longo prazos.

FONTE:

Avalie este artigo: 1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas 6 

Você pode gostar...

X