O planejamento estratégico na gestão de empresas

“O Planejamento Estratégico torna a tomada de decisão muito mais assertiva.”

Segundo o Serviço de Apoio a Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), quatro entre dez empresas abertas no Brasil fecham dentro dos primeiros dois anos e a falta de planejamento é um dos fatores causadores deste problema. A grande tributação, a falta de capital de giro e a falta de qualificação influenciam diretamente no fechamento destas empresas e tudo isso estaria inserido dentro de um bom planejamento estratégico.

Uma metodologia gerencial que permite aos empresários traçar um caminho a ser seguido para conquistar um negócio saudável e lucrativo, o planejamento estratégico permite ao empresário clarear seus objetivos de negócio e identificar formas de viabilizar a conquista destes objetivos.

Fazendo um planejamento estratégico

O desenvolvimento do planejamento estratégico se dá em cima das resposta às seguintes questões: Situação em que a empresa se encontra?; Objetivos que ela deseja atingir?; Como chegar aos objetivos?.

Para conseguir responder estas perguntas, o gestor ou empresário deve fazer uma análise do cenário econômico e mercadológico em que se encontra, definir os objetivos que deseja atingir, as estratégias e, finalmente, elaborar um cronograma de ações para transformar seu planejamento em realidade. O planejamento estratégico deve ter muita clareza em seus objetivos e deve ser distribuído entre todas as pessoas responsáveis por torná-lo realidade. Ele serve como um guia para as ações do negócio como um todo.

A importância do planejamento estratégico

Um bom planejamento estratégico facilita a comunicação interna, ajuda a identificar ameaças e oportunidades para o negócio, possibilita planejar investimento e a proteger a empresa contra as mudanças que possam ocorrer no mercado, melhorando a tomada de decisões e fortalecendo o negócio como um todo.

Alinhando os objetivos e ações de todos em prol do negócio como um todo, fica muito mais fácil motivar e engajar a equipe interna das empresas.

Independente do tamanho da equipe e da posição de cada pessoa dentro da empresa, todos trabalham juntos e por objetivos em comum. Com isso, fica muito mais fácil identificar problemas a serem eliminados e oportunidades de melhoria seja no fluxo de trabalho, no relacionamento comercial com os clientes ou mesmo na forma como a empresa, seus produtos e serviços se relacionam com o mercado como um todo.

Tendo consciência de seus problemas e das oportunidades que podem ser aproveitadas, a empresa também tem muito mais facilidade para planejar metas financeiras para curto, médio e longo prazo e os investimentos que serão necessários para atingir estas metas de forma saudável.

Além disso, tendo a casa em ordem, as empresas que trabalham com um planejamento estratégico podem se adaptar às mudanças no mercado – que são cada vez mais constantes – com muito mais tranquilidade, com tempo para se adequarem sem comprometerem a saúde do negócio. Empresas que fazem um bom planejamento estratégico tem muito mais facilidade para lidar com quaisquer desafios por conseguirem entender com muito mais clareza suas condições, capacidades e fraquezas. Isso torna a tomada de decisões muito mais assertiva.

FONTE:

AUTORIA:

  • Marcelo Nascimento
Avalie este artigo: 1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas 5 

Você pode gostar...

X