Como a automação pode ajudar a transformação digital?

As ferramentas de automação podem aumentar a visibilidade das operações de negócios, oferecendo insights e clareza em fluxos de trabalho e processos

À medida que os esforços de transformação digital avançam, as organizações estão encontrando maneiras de usar a automação para causar impacto nos processos de negócios. Com um estudo da McKinsey estimando que até 45% das atividades de trabalho poderiam ser automatizadas usando tecnologia que já existe, o potencial para as empresas se tornarem mais eficientes e produtivas é claro.

No longo prazo, pode-se argumentar que a automação é a única maneira de gerenciar com sucesso um ambiente de TI moderno e pronto para o futuro. Ter uma abordagem corporativa para automação significa que não é apenas o departamento de TI que se beneficia com as novas formas de trabalhar, mas também equipes inteiras de toda a organização.

No entanto, não é uma proposta de tudo ou nada. Aqui estão algumas maneiras pelas quais a automação pode ajudar a contribuir – mesmo que de forma pequena – para uma estratégia de transformação digital.

Acelerar as operações

Muitas organizações já possuem algum nível de automação em suas operações de TI, mesmo que sejam apenas scripts simples ou ferramentas específicas. Apesar de 83% dos tomadores de decisões de TI dizerem que a automação do fluxo de trabalho é essencial para a transformação digital, muitas operações de negócios ainda são bastante manuais e quaisquer atualizações necessárias ao software ou processos podem ser lentas e propensas a erros.

O estabelecimento de fluxos de trabalho que podem ter a automação apresentada a eles ajudam muito com a consistência e eficiência nas operações de negócios, além de reduzirem os erros. A automatização de tarefas repetitivas também libera os funcionários para gastar tempo em coisas que importam.

Um dos benefícios principais que a automação oferece é o potencial para escalar operações dentro do negócio com menos recursos.

As ferramentas de automação de testes podem começar em pequena escala dentro de alguns projetos, mas, com uma abordagem unificada para toda a empresa, podem ser rapidamente ampliadas nos negócios para acelerar a colaboração e desmembrar silos operacionais.

As unidades de negócios devem pensar cuidadosamente sobre políticas, serviços, modelos de custo relevantes, possíveis problemas de integração, requisitos de segurança e acesso antes de introduzir qualquer processo de automação em várias equipes. Isso garantirá que os benefícios fiquem alinhados aos objetivos de transformação digital.

Eficiências de fluxo de trabalho

As ferramentas de automação podem aumentar a visibilidade das operações de negócios, oferecendo insights e clareza em fluxos de trabalho e processos. Ele pode destacar ineficiências que podem não ter sido percebidas antes, bem como aprofundar a compreensão das diferentes etapas do fluxo de trabalho para toda a equipe.

É vital que as ferramentas de automação possam incluir todo o ciclo de vida do processo de negócios, em vez de se concentrar apenas no aspecto de provisionamento. A otimização desses processos é um pilar fundamental da transformação digital. A implementação da automação baseada em processos dessa maneira aumenta a velocidade com que as tarefas são concluídas, mas também sua confiabilidade e consistência. Isto, por sua vez, terá um efeito positivo em termos de continuidade de trabalho entre os departamentos relevantes.

 Melhorando a segurança e a conformidade

A automação pode ajudar em muitas áreas do negócio quando se trata de segurança, governança e conformidade. De fato, 47% dos entrevistados em uma pesquisa da RedHat disseram que facilitar a conformidade e melhorar a segurança eram os principais objetivos quando se tratava de implementar ferramentas de automação nos negócios.

Ele pode ajudar na identificação de vulnerabilidades e na implementação de correções em toda a rede, além de aprender quais padrões de uso normais são capazes de identificar ameaças e gerenciar proativamente as vulnerabilidades antes que uma violação ocorra. Algumas organizações estão usando automação para testes de segurança, tanto em nível de infraestrutura quanto de código.

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