Como a visibilidade pode contribuir para a transformação digital?

As tecnologias digitais podem ajudar na melhoria dos serviços

Os benefícios que as empresas podem obter com a transformação digital não são tão amplamente discutidos na mídia quanto os obstáculos associados. Na vida real, aproveitar ao máximo as tecnologias digitais é um desafio e não é facilmente evitável.

O processo de transformação digital é demorado e requer investimentos adicionais, tanto financeiros quanto em termos de recursos, enquanto o resultado nem sempre é fácil de prever.

Um problema comum é que a transformação digital significa coisas diferentes para pessoas diferentes, de modo que muitas vezes pode haver confusão nas equipes de TI e na diretoria executiva sobre qual é a maneira mais econômica e segura de completar a transformação digital.   Um relatório de 2016 da IDC previu que 70% das iniciativas de transformação digital acabariam por falhar até 2018.

Decisões frágeis podem complicar o trabalho das organizações que procuram as suas formas únicas de digitalizar.

A visibilidade é extremamente importante para essas organizações, pois pode desempenhar um papel importante e ajudar a orientar as organizações por meio de desafios da transformação. Aqui estão três benefícios que a visibilidade pode trazer para as empresas digitais:

Benefício #1 – Otimizar oportunidades de investimento

As tecnologias digitais, quando integradas de maneira eficiente, podem fornecer às organizações uma vantagem substancial em relação aos concorrentes. A adoção da nuvem está no centro dessa tendência, permitindo que uma empresa reduza custos e aumente mais rapidamente.

Infelizmente, a maioria das organizações correm para a nuvem, mas apenas algumas analisam seu uso ou consideram sua otimização.  A ISACA Research descobriu que 32% das organizações não calculam o retorno sobre o investimento (ROI) do uso da computação em nuvem, sugerindo que as empresas correm o risco de pagar demais pela nuvem.

A visibilidade dentro de uma organização ajuda a otimizar a estratégia digital de acordo com os objetivos de negócios e as necessidades dos usuários. Isso significa que, antes de integrar a tecnologia na nuvem, uma organização precisa revisar quais recursos de informação ela possui e com que frequência eles são usados.

 A importância dessa avaliação não pode ser subestimada, pois ajuda a definir qual estratégia digital é a melhor para empresas individuais.

Benefício # 2 – Segurança reforçada

Quando uma organização passa pelo processo de transformação digital, sua infraestrutura de TI é um híbrido, combinando a TI tradicional e a nuvem. Enquanto a maioria dos provedores de nuvem oferece aos seus clientes controles de segurança avançados, cabe a cada empresa proteger seu perímetro e sistemas que estejam alinhados com suas metas de transformação digital.

Dentro da infraestrutura de TI híbrida, as informações confidenciais são distribuídas por vários aplicativos ou armazenamentos em nuvem, o que leva a uma maior superfície de ameaças. Portanto, a velocidade de sua transição aumenta, pois os funcionários agora podem acessar aplicativos em nuvem de diferentes locais.  Essa flexibilidade aumenta a agilidade, mas também aumenta as preocupações com a segurança cibernética.

Se um invasor roubar credenciais para o armazenamento em nuvem corporativa, ele acessará as chaves do reino. Para aumentar a segurança das operações na infraestrutura de TI híbrida, os departamentos de TI precisam de ferramentas e recursos avançados para detectar e mitigar todos os incidentes com o mínimo de interrupção da continuidade dos negócios ou das expectativas personalizadas.

Além disso, também é necessário aprender sobre as vulnerabilidades e ameaças existentes no tempo. A visibilidade clara ajuda os departamentos de TI a atingir essas metas. A implementação de métodos específicos para monitorar o comportamento do usuário em toda a infraestrutura permitirá que a equipe responda rapidamente a qualquer tentativa de acesso suspeito e intervenha imediatamente.

Como em qualquer outro projeto, a mudança digital é um período de transição de alto risco.

Com maior visibilidade combinada com maior segurança, a probabilidade de uma transformação digital perfeita e segura é muito maior.

Benefício #3 – Maior produtividade

Quando uma organização inicia sua transformação digital, geralmente adquire várias tecnologias para melhorar seu atendimento ao cliente. Por exemplo, a tecnologia de nuvem permite que as empresas usem equipes de TI terceirizadas para auxiliar seus clientes com uma oferta de serviço ao cliente de maior velocidade e 24 horas por dia, 7 dias por semana, a um custo menor.

A visibilidade clara permite que os departamentos de TI aprofundem a causa raiz do tempo limite e identifiquem quem alterou o quê, quando foi alterado e onde ocorreu a alteração. A visibilidade, portanto, oferece uma oportunidade de reverter as alterações indesejadas de forma operacional e simplificar as operações internas com o mais alto padrão.

A velocidade para implantar e melhorar o desempenho com a nuvem, o SaaS e os aplicativos de negócios deve ser colocada na vanguarda dessas operações para permitir maior visibilidade e diminuir os riscos de segurança.

As tecnologias digitais podem ajudar na melhoria dos serviços, no entanto, é necessário entender o que está acontecendo sob o software e os serviços que administram os negócios.

À medida que as organizações buscam a transformação digital, elas se deparam com um panorama tecnológico que está em constante evolução e impulsiona as mudanças em toda a empresa.

Uma parte fundamental do processo é a visibilidade, pois permite que os líderes de negócios entendam como expandir seus negócios da maneira mais adequada e eficiente.

A  transformação digital nas empresas é um campo minado em andamento e difícil de navegar. Se as equipes de TI, executivos de nível C e a força de trabalho mais ampla trabalharem juntas para atender às necessidades de toda a organização e garantir visibilidade clara dos possíveis riscos de segurança, as empresas vencerão os desafios das transformações comerciais e digitais e começarão a colher os benefícios.

FONTE:

Avalie este artigo: 1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas 6 

Você pode gostar...

X