Processos da Transformação Digital

CEOs estão assumindo um papel mais ativo na transformação digital em comparação aos anos anteriores

Já se foram os dias em que a transformação digital era um brinquedo do departamento de TI. Um novo relatório da Altimeter mostra a transformação digital desfrutando de um apoio mais harmonioso de todos os departamentos da empresa.

Aqueles que o fazem sabem que o objetivo da transformação digital não é tornar-se mais digital, mas sim estimular o crescimento de toda a empresa.

A definição atualizada da Alttimeter procura incluir o que o principal analista Brian Solis chama de “metas holísticas”: “A transformação digital é a busca crescente de modelos operacionais e de negócios inovadores e ágeis – impulsionados pelas tecnologias, processos, análises e capacidades de talentos em desenvolvimento – para criar novos valores e experiências para clientes, funcionários e partes interessadas.”

Sua pesquisa com 554 representantes de empresas com mais de 1.000 funcionários mostra os dois objetivos mais importantes da transformação digital:

  • 57% citam “integração de todos os esforços e investimentos sociais, móveis, Web, comerciais e de serviços para oferecer uma experiência integrada, sem fricções e omnichannel ao cliente” como uma meta de longo prazo;
  • 54% citam como um a curto prazo;
  • 49% buscam “modernizar a infraestrutura de TI e tecnologias com maior agilidade, flexibilidade, gerenciabilidade e segurança” a longo prazo;
  • 45%  a curto prazo.

A CX integrada e sem atrito e uma infraestrutura mais gerenciável e mais forte são os principais motivos pelos quais estamos nos tornando digitais em todos os setores.

Embora mais da metade das empresas comece concentrando seus esforços de transformação digital em TI, elas logo se expandem para áreas como marketing, atendimento ao cliente ou operações. 62% das empresas ainda concentram seus esforços principalmente em TI, mas 85% expandiram seus esforços para incluir departamentos em toda a empresa.

Os CIOs e CTOs normalmente são os que iniciam a transformação digital, mas a pesquisa da Altimeter mostra que os CEOs estão assumindo um papel mais ativo em comparação aos anos anteriores. Os CMOs estão se tornando mais cooperativos ao localizar seus esforços dentro do espaço de marketing, em vez de combater os CIOs pela liderança geral. Isso significa uma maior cooperação entre as empresas e está funcionando.

As transformações mais bem-sucedidas são os esforços em toda a empresa alcançados ao levar as pessoas à bordo em todos os níveis, desde o C-suite até a equipe jurídica.

Receba todos os seus líderes a bordo – até mesmo o conselho-.

Isso pode não ser um desafio tão grande quanto costumava ser, os conselhos estão começando a aparecer para a revolução digital – embora ainda em uma capacidade limitada. “A presença notável de conselhos representa um sinal encorajador, uma vez que eles são notórios por atrasar os esforços de transformação digital”, porque eles normalmente se preocupam em garantir o crescimento para os acionistas.

Se os membros do seu conselho estiverem relutantes, lembre-se de que eles têm um motivo. O ROI é o obstáculo mais frequentemente citado pelos entrevistados quando se trata de incluir a transformação digital.  Mas isso não significa que o ROI não está lá e sim que estamos em um novo território.

Se o seu conselho é favorável, isso é promissor. Se o seu C-suite estiver alinhado para seguir a liderança do CIO, você estará pronto na linha de partida. Se todos os departamentos e níveis de operação estiverem prontos para a transformação, é hora de organizar um comitê.

Organize um comitê formal para orientar sua transformação

Se você seguiu as etapas acima, concluiu tudo isso. Deixe o seu CIO ou CTO liderar, mas crie um comitê representando todos os departamentos e apoie-o desde o topo com recursos e planejamento estratégico. Mais frequentemente, as empresas estão organizando comitês formais com apoio executivo para orientar o processo de transformação digital.

Os dados mostram que os comitês de transformação digital representam cada vez mais departamentos que não são de TI, como vendas, RH e grupos de produtos. Isso marca um novo nível de maturidade para a transformação digital, e a Solis considera “um desenvolvimento extremamente promissor que sugere que a maturidade da transformação digital está finalmente se estabelecendo”.

Você não precisa necessariamente formalizar seu comitê para ter sucesso na transformação digital.

Mas você deve pelo menos organizar um informal para ajudar a posicionar você para um crescimento harmonioso em toda a empresa.

Transformação digital é uma resposta

41% das empresas adotam a transformação digital por conta da pressão competitiva e 51% começam como uma maneira de capitalizar oportunidades de crescimento. O denominador comum para todos eles é que eles estão adotando a transformação digital como uma resposta às demandas do mercado.

Não planeje uma transformação digital sem atenção aos detalhes.

Baseie suas estratégias em dados sólidos de clientes e pesquisas de mercado. Muitas empresas (41%) ainda estão aquém desta etapa antes de entrar em transformação. A devida diligência ajudará a garantir o ROI e lhe dirá quais tecnologias adotar para obter os resultados mais eficazes.

Concentre-se em Tecnologias Disruptivas relevantes para o seu CX e Operações

Muitas empresas parecem ter relegado tecnologias como geofencing, drones e impressão 3D, concentrando-se em investimentos imediatamente mais relevantes, como IA, big data, IoT e nuvem. As tecnologias nas quais você investe dependem do seu CX e das operações, e devem apoiá-las diretamente. O Blockchain, por exemplo, é aceito apenas por 14% dos entrevistados, mas pode eliminar a necessidade de armazenamento em nuvem da sua empresa.

Então, só porque a nuvem é a tecnologia mais popular para transformar digitalmente empresas, como mostram os resultados da Altimeter, isso não significa que é o que sua empresa precisa. Se você começar a perder de vista as metas de curto e longo prazo de sua empresa, seu comitê bem organizado deve estar presente para que você volte ao caminho certo.

Concentre-se nas tecnologias relevantes como uma resposta direta às pressões do mercado que você está enfrentando e invista nesses técnicos. Dê tempo e garanta que seus esforços estejam consistentemente unidos em todos os níveis de operação. Esse é o método que evolui em todos os setores para uma transformação digital bem-sucedida. O melhor momento para colocá-lo em ação foi ontem. O segundo melhor momento é agora.

FONTE: 

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